terça-feira, 3 de abril de 2012

Projeto da Praça Chico Mendes

Que nesse projeto seja incluída uma pista de skate, já que a antiga foi demolida e os usuários perderam o único espaço da cidade para a prática do esporte.


2 comentários:

  1. Meu Deus, este projeto é um absurdo em todos os aspectos. Ele já começa errado pelo nome. Em vez de se nomear o espaço público com um termo ou referência que remeta ao social como "Chico Mendes", a prefeitura prefere um título que remete a um pensamento de um grupo particular, a um pensamento religioso que deveria ser um direito totalmende de escolha de cada indivíduo.
    Infelizmente, o nome não é apenas o único problema. Todo o desenho e o projeto arquitetonico/paisagístico desta praça está embasado no mesmo conceito religioso que transforma o espaço público em um espaço segregador e exclusivo.
    Não é que os cristãos não possam utilizar uma praça para realizar suas atividades. Sim, eles podem e devem usar quando acharem necessário. Porém, o espaço público deve permitir que os diferentes grupos e indivíduos com toda suas divergências ideológicas/culturais/religiosas possam coexistir de maneira pacífica respeitando o direito do outro e principalmente respeitando o espaço público como o lugar do encontro e da troca.
    Entretanto, é claramente perceptível que essa praça não é um simples presente aos cristãos. Sabendo o grande número de igrejas em São Gonçalo e sabendo da representatividade política que políticos "cristãos" tem diante das grandes massas evangélicas fica evidente que essa praça é uma manobra política suja, que como sempre acontece as vésperas de uma eleição.
    Além disso, essa praça tem um agravante comumemte reconhecível em muitas cidades não só do Brasil, mas do mundo. Ela tenta ser, apesar de sua péssima arquitetura, a materialização do espetáculo. Estamos já acostumados a vender nossas cidades para grandes empreendedores e políticos nojentos que em troca nos dão uma cidade de espetáculo. Nela, nós cada vez mais iludidos nos mantemos como espectadores mórbidos assistindo a invasão do capital e toda sua devastação desfarçado pelo discurso do crescimento econômico, da visibilidade global e da identidade da cidade.
    Será essa parasita o melhor que a prefeitura propõe? Um espaço público segregador, exclusivo,desconectado de seu entorno, que rompe os laços sociais e culturais estabelecidos pelas atividades pré-existentes da população? Uma estratégia política de manipulação desfarçada de praça com interesses em espetacularizar e prostituir o próprio espaço é o que achamos o ideal para nossa cidade? Toscas coberturas parabólicas e esféricas de vidro e metal sujeitas a se transformarem em estufas e a se degradarem rapidamente devido a falta de manutençao parecem ser a melhor esmola que a prefeitura pode oferecer.

    ResponderExcluir
  2. Boa Ramon. As autoridades precisam perceber que existem pessoas na cidade que não vão engolir atitudes eleitoreiras e manipuladoras. Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir